logo Jogos Sobre
logo

Igreja da Nossa Senhora da Assunção

Tipo de património

Património material

Identificação patrimonial

Monumento/Edifício

Uso atual

Local de culto






Descrição




A Igreja Paroquial da Nossa Senhora da Assunção fica situada na Freguesia de Vialonga, no Concelho de Vila Franca de Xira.

Na época romana era na povoação de Vialonga que confluíam as duas estradas romanas provenientes de Olisipo (Lisboa) e que depois entroncavam numa via única que ia para Braga. Era uma importante área de exploração agrícola, sendo quase certa a existência de granjas agrícolas (villae) como parecem atestar os achados de mosaicos romanos e moedas, em local incerto da Vila.

No século XII, surgem-nos as primeiras referências à Granja de Alpriate, enquadradas num contexto de repovoamento do território, que viria a pertencer aos Templários e à Ordem de Cristo. Do século XIV são os primeiros registos documentais referentes a Villa Longa, que denotam a importância económica das propriedades da região, como abastecedoras de frescos e de azeite à capital do Império, algo que se viria a consolidar em meados da centúria de quinhentos, por época das Descobertas.

A Igreja de Nossa Senhora da Assunção de Vialonga, parece ter tido a sua primeira construção em 1390, mas o templo que hoje vemos é de origem quinhentista e integra elementos do século XVII e XVIII, sendo de realçar a talha seiscentista do altar-mor e de dois altares laterais. É um templo de uma só nave, que apresenta altos silhares de azulejos setecentistas com cenas da vida de Nossa Senhora. Na sacristia podem também ver-se azulejos do século XVIII, um lavabo de mármore e pinturas em tela do século XVII. Está classificada como imóvel de interesse público desde 1993.


Sinais de degradação



Os efeitos da chuva ácida sobre os monumentos históricos são provocados pela ocorrência de reações inorgânicas, denominadas reações de dupla troca.

Vale ressaltar ainda que toda chuva apresenta teor de ácido.

Além do desgaste físico (pequenas quebras) promovido pelo contato da gota da chuva com as construções, também ocorre um fenômeno químico, com processos que levam à perda de massa das edificações.

Esta igreja apresenta alguns sinais de desgaste por exemplo na porta e nas escadas mas de resto parece bem conservada.