logo Jogos Sobre
logo

Igreja dos Pastorinhos

Tipo de património

Património material

Identificação patrimonial

Monumento/Edifício

Uso atual

Local de culto






Modelo 3D




Descrição



A Igreja dos Pastorinhos é a primeira igreja do mundo dedicada aos bem-aventurados Francisco e Jacinta. Foi construída para honrar de um modo digno, grande e belo os pequenos pastorinhos.
É, sem dúvida, um forte testemunho de evangelização no século XXI.

Lançada a primeira pedra no ano 2000 com a vinda de João Paulo II a Fátima, inaugurada no dia 1 de Maio de 2005, esta Igreja está de pé graças à ajuda de muitos fiéis e amigos de Alverca, de Portugal e do mundo inteiro.

Desde então tem tido um papel social muito importante de apoio a crianças, jovens, e idosos da comunidade o seu papel evangelizador e dinamizador da comunidade católica em Alverca também é notável, pois a construção desta Igreja triplicou a população católica praticante.

No âmbito de desenvolvimento cultural e artístico também deu o seu contributo com o 2º maior carrilhão da Europa, que está acoplado à Igreja e que proporciona eventos musicais nacionais e internacionais. Em especial, contribui de forma singular para a divulgação do culto da santidade dos Pastorinhos.

Mas acima de tudo a Igreja dos Pastorinhos tem sido casa de milhares de fiéis em Alverca e de peregrinos que vêm de todo o pais e de todo o mundo a caminho de Fátima.


Sinais de degradação



Os efeitos da chuva ácida sobre os monumentos históricos são provocados pela ocorrência de reações inorgânicas, denominadas reações de dupla troca.

Vale ressaltar ainda que toda chuva apresenta teor de ácido.

Além do desgaste físico (pequenas quebras) promovido pelo contato da gota da chuva com as construções, também ocorre um fenômeno químico, com processos que levam à perda de massa das edificações.

No entanto, a Igreja dos Pastorinhos não mostra muitos sinais de degradação sem ser alguns desgastes na tinta na parte da frente da igreja.